19 de janeiro de 2008

Ontem hoje e amanhã...

maltez

“Estamos no ensino como no governo da nação: salvo raras excepções, os governantes pouco se importam com os governados; mal os conhecem, tiranizam-nos, a cada passo; reciprocamente, os governados não respeitam nem estimam quase nunca os governantes, e ao despotismo de cima respondem a má vontade e a rebelião de baixo... Corrupção e opressão - eis o sistema que, insistentemente, por toda a parte, intenta reger-nos. De aí o abatimento do ensino e da nação.”

Bernardino Machado, em 1903

Trazido por José Adelino Maltez in Sobre o Tempo que Passa

3 comentários:

effetus disse...

Fico satisfeito por ver aqui esta tua inserção de um artigo do meu amigo José Adelino Maltês, meu colega de turma, no Liceu em Coimbra e depois de Faculdade.
Por vezes, ele usa um texto um pouco rebuscado, mas diz coisas certas, sim senhor.

joao de miranda m. disse...

É. Na verdade, nem tudo o que ele escreve consegue descer ao rés-do-chão onde a minha pobre compreensão mora. Mas há muito tempo que sou leitor assíduo do "Sobre o Tempo que Passa". E tenho que prestar aqui a minha (singelíssima) homenagem a pessoas que, como ele, espalham gratuitamente cultura e saber, sem olhar a quem, sem se sentirem desprestigiados por escrever aqui, na blogosfera, os seus pensamentos e reflexões, do modo magistral como ele sempre faz...
Mas não sabia que era teu colega e amigo. Dois indivíduos desta craveira tinham que ser amigos.
Abraço.

effetus disse...

Ah, amigo João! Que exagero...
Mas somos, de facto, colegas desde o "antigo" 6º ano, no vetusto Liceu D. João III, hoje José Falcão.
Confesso que, quando escrevi "texto um pouco rebuscado", queria escrever texto por vezes ininteligível para o comum dos mortais, como eu.
Mas já em Coimbra ele era assim: um homem muito culto, inteligente, mas humilde.
Abração.