30 de janeiro de 2008

O Capote da Razoabilidade

povinho1

Por vezes acontece-me vestir o capote da razoabilidade.

É fantástico. A gente enfia aquela indumentária ridícula e perece outra. Dizemos trivialidades iguais às de toda a gente, somos previsíveis como calhaus, rimos de imbecilidades, aceitamos as nossas lorpices e compreendemos as de toda a gente.

Apertamos as mãos e falamos do tempo, esperançados na chuva, no sol e no vento e parecemos estar de bem com a natureza e com as nossas vidinhas medíocres e desprezíveis.

Saudamos cordialmente cada novo dia, ouvimos as notícias com recato, rimos alarvemente das piadas do Markl e do Malato. Enfim, integramo-nos no bando imbecil dos acomodados.

É fantástico como este capote da razoabilidade, assente sobre o colete da moderação, nos simplifica a vida e o relacionamento com os outros! Tornamo-nos, de repente, cidadãos respeitáveis. Depois, é só apagar do domínio público o tipo pestilento que éramos antes de o vestir.

Tudo está agora em paz e a vida pode voltar a sorrir…

Assim vestidos, até conseguimos aplaudir a minúscula remodelação ministerial.

E acreditamos, devotamente, que o facto de o governo não se ter remodelado em bloco se deveu apenas à incúria do porteiro que o deixou trancado lá dentro e perdeu a chave…

(Juro que não era minha intenção dirigir o post para este lado. Mas, abafando de torpor e lassidão dentro do capote, despi-o compulsivamente.)

Razoabilidade? Delicadeza? Mediocridade? Sujeição? NÃO. Antes pão seco que tal conduto...

Remodelei-me, pois então.

(Imagem tirada daqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que te remodelaste a tempo. Como é que o Amirgã ia passar sem o seu Amirgão? Além disso, os lambedores de botas já são tantos que qualquer dia ficam desempregados, sem botas portuguesas para lamber, e têm de emigrar para a Cochinchina.
Abraço
Odete

Maria Arvore disse...

Mas houve remodelação?...;) Juro que me pareceu apenas uma limpeza de imagem do logotipo do governo. Como A EDP pôs um sorriso, o governo pôs duas caras novas. ;)
E os capotes são uma chatice porque além de nos abafarem não nos deixam respirar a pele. São o inferno para nos queimar em fogo lento. ;)