10 de fevereiro de 2008

Uma hipótese escandalosa?

familia

Se a instituição familiar e a instituição escolar estivessem irmanadas num objectivo comum, e se esse objectivo comum fosse, verdadeiramente, trabalhar para um efectivo sucesso escolar dos alunos (e não esse sucesso fictício com que se pretende, a todo o custo, promover um ranking aceitável para Europa ver) os professores poderiam enviar aos pais, com duas semanas de antecedência, todos os testes de avaliação que pretendem aplicar aos seus rebentos.

Imaginemos, por mera hipótese depravada, que isto acontecia um destes dias. Os professores resolviam enviar, por e-mail, aos pais dos alunos, cópias dos testes de avaliação, acompanhadas do seguinte apontamento:

“Ex.mo Senhor

Seguem em anexo os testes de avaliação que pretendo usar como um dos instrumentos escritos a aplicar aos saberes e competências do nosso estimado Educando, o Aluno Fulano de Tal. Cumpre, agora, a Vª Exª acompanhar o Aluno no estudo e desenvolvimento das matérias e competências exigidas. Obviamente, exclui-se a situação indesejável de uma pura e simples elaboração conjunta do referido instrumento de avaliação, dado que esta hipótese não contribuiria para a formação integral do seu Educando.”

Quantos professores seriam capazes, neste momento, de confiar aos encarregados de educação os testes de avaliação de todos os períodos lectivos? Muito poucos, em meu entender. E quantos encarregados de educação sucumbiriam à tentação de, simplesmente, os mostrar aos seus educandos? Quase todos, presumo eu.

Se as minhas expectativas forem verdadeiras, ninguém me fará acreditar na possibilidade, ainda que remota, de unir pais e professores na prossecução dos verdadeiros fins de educação e formação dos jovens. Irmanar professores e encarregados de educação seria um pouco como irmanar patrões e operários, vendedores e compradores, polícias e ladrões, vencedores e vencidos (e com notória primazia para qualquer um dos exemplos do segundo termo da comparação)…

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora, alguns dos Encarregados de Educação mais chatos são os próprios professores. Se há coisa que eu NÂO gostaria de ser era professora de filhos de colegas meus! Sempre ouvi falar horrores deles... Até já fui "solicitada" por uma colega, uma mera desconhecida, para ser futura professora da sua criancinha numa escola algures na Gândara... Quase fugi a sete pés desta E.E.! Marla