30 de outubro de 2008

Teatro blogosférico

A grelha salvadora

grelha avaliaçao - O Senhor Director dá-me licença?

- Entre, mas olhe que só lhe posso conceder alguns minutos. E isto porque estou de dieta e posso roubá-los à minha hora de almoço.

- É rápido, é rápido. O Senhor Presidente, oh desculpe, o Senhor Director já conhece o nosso avaliador digital, o VerySign 2008 Released 2.06.008 XPTO?

- Já comprei. Custou uma pequena fortuna. Mas que remédio, é a unica maneira de me livrar disto da avaliação, antes de ir para a reforma…

- Perdão, não comprou. O que o Senhor Director deve ter comprado foi certamente o Incredible Evaluater 2008 XPTO, da concorrência. Sem Released, está a ver? E já verificou se o seu avaliador é legal?

- Mas legal em que sentido?

- Ora essa, no sentido de ser absolutamente fiel ao articulado e ao espírito do sistema de avaliação de professores envergonhados em fim de carreira, do Ministério da Educação.

- Sssim, acho que sim, pelo menos já anda tudo aí de pau feito, por tudo que é canto, a testar o tal XPTO.

- Mas já verificou se esse seu sistema está dotado de um anexo para avaliar Portfolios Reflexivos? Claro que não, quando muito avalia um dossier digital, ou coisa pior…

- Bem, ainda não me debrucei seriamente sobre o assunto, mas os meus colaboradores mais directos informam-me que o programa é muito bom: dá as cotas certinhas, cinco por cento, dez por cento, vinte por cento e depois os outros, e ainda os dez por cento de imprestáveis…

- Imprestáveis, disse muito bem. Ora aí está. O meu programa de avaliação não contempla imprestáveis, o que se manifesta muito favorável aos professores e lhes sobe desmesuradamente a auto-estima, um bem precioso em tempo de crise, como o Senhor Presidente, desculpe, o Senhor Director bem sabe. E a simplicidade? Qualquer avaliador, por mais burro que seja, sabe usar o nosso sistema.

- Bom, parece uma proposta muito interessante e salvadora. Vou pensar no seu caso. O seu tempo expirou, peço desculpas. Boa tarde. Dieta, mas nem tanto…

(Imagem daqui)

2 comentários:

Maria Arvore disse...

Se calhar depois do magalhães para alunos, do magalhães para maiores de 18 anos, é ajuizado criar um magalhães para professores para estes assessorarem adequadamente o ministério. ;)

joao de miranda m. disse...

E não é que é uma boa ideia? Talvez o Magalhães, ou outra qualquer engenhoca semelhante, posse desembrulhar o embr´+oglio em que se tornou a avaliação de professores. 320 páginas de avaliação por professor parecem-me um pouco intransponíveis...
Grande abraço.