19 de julho de 2008

Um alambique na madrugada

Alambique[1] Hoje acordei com vontade de fazer aguardente. Por alguma razão cheirou-me a Setembro. Na imagem estava o meu pai sentado junto da fornalha do alambique, um prato de batatas e algumas postas de bacalhau prontas para assar, enquanto um fio de um destilado cristalino escorria por uma folha de tangerineira. Um exotérico aparelho estava mergulhado na bilha de vidro que aparava a cachaça. Meu pai passava horas a verificar a flutuação do teor alcoólico.

(Não sei por que razão hoje acordei com vontade de fazer aguardente. Ou foi o tempo que me cheirou a Outono ou o outro tempo que me cheirou à vida que se vai destilando, inexorável, em fino fio, através de uma folha seca de tangerineira…)

(Imagem tirada daqui)

6 comentários:

effetus disse...

Hoje, depois de te ler e de me lembrar do alambique do meu avô (só faltava a folha de tangerineira...), senti uma vontade imensa de beber uma aguardente!
Aqui vai ela, à tua saúde!

joao de miranda m. disse...

Mas onde é que conseguiste a aguardente de alambique? Ainda há disso? Bom proveito e um grande abraço.

Anónimo disse...

Grande texto. Só um homem inteligente e sensível pode olhar um alambique dessa maneira. Também eu tenho um em casa. Parado. Morto. Quase sóbrio...
Teresa

joao de miranda m. disse...

Cara Teresa
Agradeço as palavras elogiosas, mas esse seu comentário está muito mais conseguido que o meu texto. "Parado, morto, quase sóbrio" é inefável. Escreve em algum lado? Onde?

effetus disse...

...não posso dizer, amigão!
Senão, lá vai o alambique ser Asaeado...

joao de miranda m. disse...

Fazes bem em não dizer, amigão. Há coisas que a ASAE não pode nem sonhar que existem. (Mas existe mesmo?!?!)