26 de julho de 2008

Tenho um apêndice entalado entre as palavras

Virgula Sempre me interessei pela vírgula. Desde muito cedo refutei a teoria primária colegial de que a vírgula servia para respirar. A vírgula é o sinal de pontuação mais manhoso da nossa língua. Franceses e ingleses estão agora só agora a dar-se conta de como pode ser transcendente virgular com dignidade. Quanto a nós desde o professor ao cientista desde o politico ao jornalista passando pelo escritor e pela minha empregada de fora (meu deus como virgula mal aquela mulher - virgula quase tão mal como poda e rega) todos virgulam de modo tão primário como os meus alunos do sétimo ano.

Estudo virgulação há vários anos e aprendi que ninguém me pode ensinar tão transcendente competência. Nunca encontrei uma vírgula em Mário Cesariny de Vasconcelos nem em Daniel Filipe nem em Melo e Castro nem em Natália Correia (esta nunca terá ouvido sequer falar de tal apêndice) nem em José Forte nem em Maria Teresa Horta nem em Gastão Cruz nem em António Aragão nem em Dórdio Guimarães nem em Saramago nem na Guidinha nem mesmo neste meu pobre texto. Muito poucas em Pedro Tamen e poucas e más em Ana Hatherly.

Decididamente não se pode aprender esta matéria com escritores.

O problema é que estou a criar uma rejeição quase histérica a quem virgula mal. A única classe que irremediavelmente discrimino é a classe dos maus virguladores. O tipo virgula mal pronto perdeu a razão e nunca mais confio nele nem para amolador de tesousas.

Sou um animalejo inofensivo. Mas se algum dia tivesse que linchar alguém seria certamente um desses desvirguladores fanáticos.

(Imagem tirada daqui)

5 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o teu bloque se recompôs. Textos bons de novo, como era apanágio...
Abraço.
Carlos Sousa

Anónimo disse...

Você ainda tem a sorte de sua empregada virgular, ainda que mal.
Apesar de gostar muito de Saramago, suas vírgulas me irritam profundamente.
Nada mais agradável de se ler que um texto bem-virgulado.

Abraço,

Pablo.
http://cadeorevisor.wordpress.com

Anónimo disse...

Gostei do texto sem vírgulas. Mil vezes sem elas do que as ter passeando em lugares errados.

joao de miranda m. disse...

Obrigado por comentarem. Abraço.

joao de miranda m. disse...

Só depois da publicação foram detectados alguns erros neste e em outros textos. Do facto peço desculpas aos leitores.
O autor