23 de dezembro de 2010

obsessões do meu ipod (24)

George_Gershwin_1937

Billie Holiday, Dinah Washington, Ella Fitzgerald, Caetano Veloso, Kate Bush, Peggy Lee e, agora, Diana Krall, todos interpretaram “The Man I Love”, uma pimbalhada da pior espécie escrita por George Gershwin (1898/1937) que é,apenas, o melhor compositor americano do século XX. De facto, da clássica ao jazz, passando pelo music-hall e pela música popular americana, todos os géneros o talento de Gershwin visitou com inelutável mestria. E, no entanto, The Man I Love podia ter sido composta pelo mais encaracolado dos pimbalheiros portugueses e, evidentemente, seria uma chachada medonha. Mas em americano resulta obra-prima, sem ironia e sem favor.  Apenas sabor e deleite…


(Imagem daqui)

Someday he'll come along, The man I love
And he'll be big and strong, The man I love
And when he comes my way
I'll do my best to make him stay

He'll look at me and smile, I'll understand
Then in a little while, He'll take my hand
And though it seems absurd
I know we both won't say a word

Maybe I shall meet him Sunday,
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure to meet him one day
Maybe Tuesday will be my good news day

He'll build a little home, That's meant for two
From which I'll never roam, Who would, would you
And so all else above
I'm dreaming of the man I love

George Gershwin (Talvez Ira gershwin)

Algum dia ele virá  O homem que eu amo  E ele será grande e forte O homem que eu amo  E quando chegar  Eu farei de tudo para ele ficar aqui

Ele vai me olhar e sorrir Eu vou entender tudo E um tempinho depois... Ele vai pegar a minha mão E mesmo que isso pareça um absurdo  Nós não vamos dizer nenhuma palavra

Talvez eu o encontre no domingo Talvez na segunda-feira, Talvez não Mesmo assim Eu tenhoc erteza que vou encontrá-lo um dia Talvez na terça-feira Isso vai ser a minha boa notícia do dia

Ele construirá uma casinha bem pequena só para nós dois Eu nunca vou sair dali Quem sairia, você sairia? O futuro a Deus pertence Eu estou esperando pelo homem que eu amo

Caetano Veloso

Sem comentários: