17 de fevereiro de 2009

…contentam-se com uns copos…

louca 14.40

Neste preciso momento Francisco Louça está na sala ao lado a dar uma palestra, a convite de um departamento disciplinar. Cruzei-me com ele no corredor, apresentei os meus cumprimentos e informei-o sobre a minha impossibilidade de estar presente. Respondeu afavelmente e pediu-me o e-mail. Pôr-me-ia ao corrente do que dissesse na acção. Agradeci. Fui dar a aula e fiquei a pensar sobre a razão que tem levado os organizadores destas acções (nunca como agora se viu tantos colóquios nesta escola) a optar sempre por indivíduos de esquerda. Fiquei, obviamente, orgulhoso por esta escola e por esta escolha…

16.40

Terminou a minha aula e terminou também a palestra de Francisco Louçã a que, com extrema pena minha, não pude assistir. Na sala de professores comentava-se, bobinamente, sobre a apresentação do líder do Bloco. Quis saber de novo a razão por que a escola estava a convidar tantas personalidades, ultimamente. Respondeu o Presidente do Executivo que “os organizadores recebem muito bom ou excelente nesta área de avaliação do desempenho, de acordo com a quantidade de acções que organizam”. Ah, entendi, e por que razão convidam só pessoas de esquerda? Resposta pronta e sábia do Presidente: “o pessoal de direita é mais caro, exige caché. O de esquerda contenta-se com uns copos… “

(Aquela frase lá em cima sobre o orgulho que disse ter pela escola e pela escolha, lembram-se? Esqueçam.)

(Imagem daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

É isso mesmo, joão. Já ninguém faz nada sem que se intrometa a maldita avaliação. Já não há esforço pelo esforço, vontade pela vontade, carolice. Ninguém mexe uma palha sem que daí retire alguns dividendos. Que este blog nunca acabe. Adoro.

M. Manuela Nobre