16 de julho de 2007

União Ibérica SARL

A Fundação foi uma debandada da grande fábrica galega do operariado lusitano que se quis estabelecer por conta própria nesta nova PME conhecida por Portugal. E conseguiu-o por 440 anos.
Aljubarrota (1385, 240 anos depois) foi uma sublevação de arruaceiros da PME Portugal, na sequência da OPA hostil lançada por Espanha contra aquela empresa de baixíssima estatura.
1580, outra OPA.
A Restauração (1640) foi uma resposta atrevida do proletariado lusitano à longa anexação (60 anos) da filial Portugal pela empresa-mãe com sede no centro da Península Ibérica.
27 de Setembro de 1801, outra OPA hostil que termina com o tratado de Badajoz e a perda da nossa praça de Olivença.

As relações históricas entre Espanha e Portugal têm sido uma sucessão de OPAs hostis lançadas pela empresa mais forte à empresa mais débil, sempre com uma cadência média de, aproximadamente, 220 anos. Portugal tem resistido, dando até algumas bengaladas no costado do agressor. Mas, até quando?

Há alguns anos, porém, exportámos para Espanha um ponta-de-lança da literatura. Instalámo-lo em Lanzarote, para que ele lá escrevesse, sossegadamente, os seus livros, enaltecendo o nosso país.
Ficámos, de longe, a ver o que ele fazia…
Ora, não fez nada. Em vez do trabalho de publicidade gratuita que dele se esperava, por ser dos nossos, acabou por promover mais uma OPA hostil, ao afirmar que Portugal será inevitavelmente anexado um dia destes. O magano do escritor…
(Fazendo fé na teoria dos 220 anos, essa nova OPA ocorrerá em 2021, ou seja, dentro de 14 anos. Assumindo que esta última OPA alcançará, finalmente, o tão desejado sucesso para os intentos espanhóis, este vosso criado terá, então, 70 anos, idade mais que adequada para bater as botas...
Ao menos, morro com a Pátria, foda-se.)

6 comentários:

Anónimo disse...

concordo plenamente... acho que n é por passar-mos um periodo menos bom, que temos que mudar para o lado de la incondicionalmente.. tendo em conta que as regiões autonomas de la querem a todo o custo desmembrar-se, e nos vamos mesmo por nos na boca do lobo. somos mesmo estupidos... o nosso estimado D. Afonso Henriques haveria de dar muitas voltas no túmulo se isto acontece-se... passa-mos por fazes muito piores da nossa historia, por fomes, pestes e guerras e nunka muda-mos para o lado de la da Raia. agora que passamos uma epoca menos ma, queremos ja todos ser "espanã"... com o maior portugues de sempre, segundo um estudo de televisão, esta hipotese nem se punha e quem a debate-se era logo encaminhado para peniche ou para o terrafal... eu nuca vou deixar, nem que ixo me custe a vida... 1º Deus, 2º nação... se tal acontece-se essa "união" era o primeiro a pegar nas armas e a formar uma guerrilha, sabendo que n tinha a menor hipotese, mas n fikava sentado a espera que me chega-se um B.I novo a casa onde na nacionalidade aparece-se "ESPANHOL"....

joao de miranda m. disse...

Pois certamente...:)
Um abraço e um enorme agradecimento por ter comentado. Felicidades.

Anónimo disse...

mas se ixo acontecer mesmonece espaço de tempo dentro de uns 13 anos, ou mais, n vou ter a minima duvida de ser dos primeiro a pegar nas armas e de iniciar uma revolução armada kontra esses espanhois, pk decerteza k n vou ser so eu a ter essa ideia... ate la mantenho me alerta... portugal para todo o sempre ( n sou nenhum skeaned nem nazi, k ker os pretos daki pa fora) sou simplesmente um portugues k ama portugal, so n amo mais a portugal pk a cima esta Deus...

luis disse...

Estimados amigos portugueses, leo algunos comentarios muy "cariñosos" hacia España. Pues bien, os diré que el 99,99% de los españoles ignoran el iberismo que tanto os preocupa y, a esas personas que hablan tan bien de mi pais, si me lo permiten, les haré tres preguntas:
1ª¿Tras la expulsión de los moros de lo que fue el Condado de portugal?, ¿ Por quien fue repoblado aquel territorio? ¿ Por franceses, alemanes,turcos, filandeses o bereberes?, pues no, se repobló por: gallegos, asturianos, leoneses y castellanos.
2ª¿Porque un alto porcentage de apellidos portugueses y españoles coinciden ( excepto la "ez"; en Portugal "es"): Por el repoblamiento anterior.
3ª¿Porque se llaman paises hermanos?: Por todo lo anterior.
Por tanto, a todos esos amigos que tanto "quieren" a España, les digo que miren primero la sangre que corre por sus venas.Un "fraternal" abrazo.

Anónimo disse...

O Zaramago que pense duas vezes... Quando Espanha der por isso estará encolhida, afinal até os Andaluzes se dizem uma nação.
Talvez o Zaramago tenha de conseguir um passaporte das Canárias.

Em Espanha é tradição fuzilar gente por traições muito menores.
Muitos gritariam "Zaramago al paredón!!!!"

Perro Andaluz ou Cão Atlântico?
É irrelevante.

Para nós o que verdadeiramente importa é a
Portugaliza

Anónimo disse...

Caro Luis,
Os Portugueses são crianças grandes. No momento têm inveja da Espanha por ser um país rico e mais bem governado que o deles. E este povo ocidentalíssimo facilmente mistura o desejo de pertencer à Espanha com o medo de perder a sua independência económica e política. Uma questão de incultura, apenas...
Abraço fraterno.
O autor do post.