12 de julho de 2007

Um vício chamado “Paideia”














Pois é. Entranhou-se. É que se conseguem momentos de verdadeira reflexão sobre educação. Este último post aborda pontos importantes que podem potenciar situações de indisciplina e oferece um pequeno set de sugestões-tipo para prognosticar ou resolver aqueles problemas.
A autora interroga-se sobre que consequências sociais virá a ter a actual permanência abusiva dos jovens na escola. Direi que muitas e graves. A escola oferece quantidade de mais e qualidade de menos. Quando se aumenta o número de aulas e o número de minutos em cada aula, diminui-se, naturalmente, a capacidade de atenção e de reflexão sobre os assuntos ensinados. Quando se aumenta o número de disciplinas, diminui-se a importância e eficácia dos seus conteúdos e competências associadas. Esta desqualificação social da escola será transportada para o exterior, para toda a vida a jusante dela, enquanto, no sentido inverso, ocorrerá, cada vez mais forte, a contaminação da escola pela sociedade exterior em rápido processo de desagregação.
Escola e sociedade nivelar-se-ão na indigência e na iniquidade...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessimismo é o que não falta aqui. Mas pessimismo não constroi. Espero que você não seja um jopvem a começar a sua carreira docente... porque se for, mais vale procurar outro emprego.

gma