18 de julho de 2007

Educação das Teorias

Preciso urgentemente de me tornar um teórico de Educação. E pelo que sei não faltam escolas nem teorias. Ora ouçam:
Teoria Heurística, Andragogia, Teoria da Dissonância Cognitiva, Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Teoria Construtivista, Teoria da Contiguidade, Teoria da Conversação, Teoria da Redução de Direcção, Teoria do Código Duplo, Teoria da Elaboração, Teoria do Contexto Funcional, Epistemologia Genética, Teoria da Percepção por meio da Informação, Teoria do Processamento de Informações, Teoria do Pensamento Lateral, Teoria Matemática do Aprendizado, Teoria do Minimalismo, Estilos ou Modos de Aprendizagem, Teoria das Inteligências Múltiplas, Teoria do Condicionamento Operante, Teoria da Originalidade, Fenomenografia, Teoria do Reparo, Teoria do Roteiro, Teoria dos Signos, Teoria do Aprendizado Situado, Teoria do Aprendizado Social, Teoria de Experimentação de Estímulos, Teoria Estruturalista da Aprendizagem, Teoria da Inclusão, Estrutura do Intelecto, Teoria Triarca, etc. etc.

Não inventei nada. Juro. Há gente que tem escrito milhares de coisas destas. Querem saber quem? Cross, Landa, Knowles, Festinger, Spiro, Gagne, Bruner, Guthrie, Hull, Paivio, Sticht, Piaget, Gibson, De Bono, Atkinson, Carroll, Gardner, Maltzman, Marton, Entwistle, Shank, Bandura, Sternberg, entre dezenas ou centenas de outros… São mais que as mães.
Quando eu me tornar um heurístico, um andragonista, um dissonante cognitivo, um construtivista, um contíguo, um elaborativo, um funcionalista, um estruturalista, um epistemologista genético, um percepcionista, um lateralista, um minimalista, um multiplista, um originalista, um fenomenografista, um reparista, um roteirista, um experimentalista, um inclusivista, um triarquista ou outro paneleirotista qualquer, tenho certeza de que deixam de me chatear lá na escola e ainda me farão subir de escalão. Agora, um indivíduo que só dá aulas (rapando aqueles noventa minutos que nem um recruta e nem sequer sabe em que teoria as dá) não tem pedigree nenhum e, de acordo com Peter, já atingiu o seu nível de incompetência.
Só quero ver a cara dos Doutores Educativos quando eu for uma merda daquelas…

Sem comentários: