19 de julho de 2011

Este blog…

tralaprakiTodos nós, os que alimentamos quotidianamente o manancial de opiniões da blogosfera, sofremos ou, talvez melhor, imbuímo-nos voluntariamente de duas graves responsabilidades ético-sociais: a primeira decorre do perigo sempre presente de que alguém descubra, ao longo de vários anos de publicações, as nossas eventuais debilidades e contradições políticas, as nossas inconsequências programáticas, as nossas posições mais ridículas ou mais escabrosas; a segunda decorre do facto incontestável de que o bom que produzimos será liminarmente esquecido, enquanto o mau perdurará para sempre, nas mais patentes e notórias pastas dos servidores de todo o mundo, manchando todos os dias a nossa reputação de pessoas razoáveis, se é que algum dia, em algum momento, o fomos.

Há na blogosfera uma tendência para preservar o medíocre e o desprezível, ao lado de outra tendência para varrer o que nela se produziu de sublime, de elevado, de íntegro. É como se os pesquisadores de serviço fossem dotados de uma velhaca vontade de evidenciar a toda a gente o desprestígio, a incompetência e a podridão de todos os que diariamente inundam de texto impróprio e imprestável a querida blogosfera, agora transformada num charco de crocodilos desdentados.

Por mim, mais ou menos consciente dos perigos que me espreitam, aceito resignado que me sacrifiquem à pérfida leviandade dos tempos que correm e que celebrem em mim apenas aquilo em que aqui chafurdei no medíocre ou no desprezível.

Este blog perfará, cumulativamente, 1000 artigos e cinco anos de serviço. Isso acontecerá muito brevemente. Depois, reformar-se-á alquebrado, soturno e acabrunhado, compreendendo finalmente que não cumpriu nada daquilo a que arrogantemente se propôs. (Como a vida inteira do seu autor…)

(Imagem do blog)   Post 765  

4 comentários:

Anónimo disse...

Texto realista, mas taciturno para quem usufrui das boas e merecidas férias. Nada que um pouco de Sol e/ou um bom vinho não altere. Nota: fazer acompanhar de um cafuné.

Um abraço do PG.

Anónimo disse...

Gostei do texto e muito ... até ao parágrafo final. Porque ficaremos mais pobres se isso acontecer - a não ser que feches esse ciclo e inventes logo outro. Desde que partilhes connosco a tua inteligência, humor e afecto... Faty

Anónimo disse...

Tenho pena de ter conhecido este interessantíssimo blog tardiamente... Gostaria de ter comentado mais, mas o tempo nem sempre me permitiu.. Vai deixar muitas saudades! Até sempre! Marla

Anónimo disse...

Tenho pena de ter conhecido este interessantíssimo blog tardiamente... Gostaria de ter comentado mais, mas o tempo nem sempre me permitiu.. Vai deixar muitas saudades! Até sempre! Marla