6 de abril de 2011

censo censório?

censusDesobriguei-me do censo no domingo passado. Com toda a boa vontade que consegui mobilizar, lá respondi ao inquérito. Porém, ontem mesmo ouvi dizer que o INE estava a pensar retirar uma pergunta do referido inquérito, aquela em que queriam saber quem é que eu tinha cá em casa a dormir no dia 21 de Março. Não se faz. Não está certo que retirem essa pergunta, por sinal uma das mais interessantes de todo o questionário. Não está certo ainda por outro motivo: que justiça haverá em dispensar de lhe responder todos os que acederem ao censo depois de mim? Onde fica a minha pequena vingança? Não está certo subtrair esse pequeno embaraço aos que responderem a partir de agora, só pelo facto de serem menos pontuais que eu, caramba. Sim, porque eu também quero saber como eles lidam com isso. Quero saber se eles são capazes de dizer a verdade, de nos informar claramente quem foi que dormiu lá em casa na noite de 21 para 22 de Março. Quem foi, heim? Vá, digam lá… 

Cá por mim, respondi que não dormiu ninguém, embora, na minha idade e condição, nunca haja certeza absoluta de nada. (A memória também já não me ajuda muito a preencher inquéritos cuja data de referência ultrapasse algumas horas…). Além de tudo, lembro-me perfeitamente de que a minha mulher estava a preencher o seu inquérito aqui mesmo ao meu lado, no outro computador. E mais vale uma eventual mentirinha no censo que uma noite inteira no sofá…

Post 731   (Imagem daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

eheheheh