2 de setembro de 2010

regresso às aulas

regresso aulas
Não sei se hei-de confiar muito na tranquilidade que a tutela está a permitir que se viva no Ensino, neste regresso às actividades lectivas. Pode estar na forja uma nova avalanche de medidas que venham agitar negativamente a vida escolar.


Net, TV, Rádio. Hoje, curiosamente, deu-se a conjugação impressionante de todos os horrores nas fontes de notícias: os jornais online trazem os conflitos em Moçambique, a TV está a falar de tragédias mais comezinhas, mais familiares, enfim, crimes passionais, violências domésticas, suicídios e homicídios mais ou menos aparatosos; a rádio

(Imagem daqui)

fala das imbecilidades do clima (calores sufocantes e, de repente, gelos inesperadamente destrutivos) e dos incêndios que nascem como tortulhos por toda a parte. Poucas vezes me foi dado verificar uma tal conjugação de calamidades num único momento mediatológico.

E, no entanto, no âmbito da educação, tudo parece pacificado. Nenhuma medida da tutela para imbecilizar mais o ensino, nenhuma acção destinada a acabar de vez com a carreira docente, nenhuma proposta demagógica, nenhuma mistificação bacoca. E está assim há dias. Parece que nem houve rentrée.

Apenas as coisas do costume (a corrida das famílias aos manuais e às mochilas novas, a corrida dos profes aos departamentos e secretariados de exame) estão a preencher o momento do regresso à escola. Algo me diz, no entanto, que, tão logo os responsáveis acordem de vez da letargia estival, algumas medidas mais ou menos gravosas para a educação em Portugal hão-de ver a luz do dia. Vejam como a tutela anterior deixou a gente mais britânica que nunca: no news, good news. (If any, it will be necessarily bad.)

1 comentário:

Anónimo disse...

calma, não lembres coisas...