19 de maio de 2007

As Desastradas Tretas do "Trala"

"Animal Farm"

O capítulo perdido do triunfo dos porcos

George Orwell teria produzido mais um capítulo que acabou por dispensar, na medida em que não só não acrescentava à fábula nada de novo que fosse particularmente cativante, mas também porque o texto em si parecia sofrer de uma profunda crise de identidade que poderia colocar em risco a unidade da obra. Seja como for, uma vez descoberto o capítulo em falta, torna-se imperioso proceder à sua desocultação (palavra tipicamente eduquesa), a bem da civilização.
Transcreve-se, assim, um trecho avulso do referido capítulo ausente:

(…)
“Mas houve vários dias de relativa paz lá na granja. Todos tratavam das suas vidas, de acordo com o que fora estabelecido pelo grande porco. As vacas pastavam ou escreviam livros, os carneiros seguiam os seus líderes, os cachorros mordiscavam os calcanhares dos larápios, os cucos coscuvilhavam nos jornais sobre o que viam e, sobretudo, sobre o que não entendiam, os porcos pensavam na bolota e fossavam tudo, os burros alombavam e davam aulas de substituição. Alguns animais esqueceram-se mesmo que ainda estavam em pleno PREC. De facto, parecia até que já pouco havia para criticar, comentar, alardear, bufar, maquinar, conjurar, patrocinar, proteger, advogar, reprimir, exultar. Oh vidita desenxabida aquela...
Mas eis que uma barafunda se levanta na capoeira. Todos os pescoços se esticam, as ventas perscrutam o ar, os porcos enfiam o focinho na paliçada. Um jovem garnisé esgueirou-se entre as ripas e veio informar que o galo tinha vindo a roubar a ração de todas as galinhas, dia após dia, mês após mês e que estava em maus lençóis. Logo um bando de gralhas transportou a notícia para toda a quinta. “Há um caso jornalístico no galinheiro. Elas querem mudar de galo, poleiro e ripado novo”
E até quinze de Julho, não se escreveu sobre outra coisa.
Só o mocho, com os seus óculos de ler ao longe, se perguntava apreensivo: Que silêncios ocultará tanto alarido?
(…)


Imagem desalmadamente roubada de “Trocando Figurinhas

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui se chama a revolução dos bichos. Li faz tempo, mas não lembro desse capítulo, lol. Ótimo post e ótimo blog.