28 de fevereiro de 2010

prateleira anacrónica

livro da segunda classeNo acampamento”

“A noite, muito suave e cheia de luar, passou-se no acampamento; e os rapazes da Mocidade nem queriam acreditar que estavam em Lisboa, porque o ar puro e fresco daquela manhã de Maio tinha o perfume das flores do campo.

Os lusitos, os infantes e os vanguardistas, vindos de todas s províncias, dormiam e sonhavam ainda, quando um toque vibrante de clarim os despertou: Tatá… Tatatá!…

- Eh! rapazes! – gritaram os comandantes de castelo.- É o toque de alvorada. Levantar! Levantar!

O sol não tardou a erguer-se também para tornar mais lindo aquele dia 28 de Maio – dia de festa da Mocidade Portuguesa.

Todos se aprontam. Das tendas de lona do acampamento saem centenas e centenas de rapazes, desembaraçados e alegres, para assistirem à missa campal.

Batem as dez horas. Vai ser saudada a Bandeira. Todos os castelos estão formados em quadrado. Ao centro vêem-se os guiões azuis e amarelos e as bandeiras brancas e vermelhas. Toca a sentido. Logo a seguir, ouve-se o toque de continência. Os rapazes, direitos e firmes como estátuas, estendem o braço.

Está a ser içada a bandeira nacional.”

(In O LIvro da Segunda Classe – Ed. 1958)

A minha geração tinha sete anos quando leu e interiorizou isto para sempre.

(Imagem daqui)

Nota: Santa Nostalgia é um blogue que, seja qual for a sua orientação política, tem o mérito de nos restituir um tempo que passou.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este é o último texto do livro, antes da doutrina cristã. É também o mais rico na defesa dos ideais do Estado Novo. Gostava de o ver comentado...
O autor