20 de fevereiro de 2010

a palavra dos outros

etica da ética…

Luís Novaes Tito (A  Barbearia do Senhor Luís) tece aqui algumas considerações interessantes sobre a questão da ética e remete o assunto para outros autores, como Tomás Vasques, Eduardo Pitta, Pedro Adão e Silva, José Reis Santos, Porfírio Silva, Sofia Loureiro dos Santos, Francisco Clamote, Miguel Abrantes e André Couto. Post muito comentado.

…e da liberdade

liberdadeAqui é a vez do Dragoscópio que, num texto de arquitectura admirável, como sempre, traça linhas fluidas sobre a liberdade de expressão, contrapondo-a à liberdade intrínseca:   Ao homem intrinsecamente livre a última coisa que lhe ocorre é reclamar pela liberdade de expressão. Exerce-a e arca com as consequências, sabendo de antemão que, hoje como ontem e se calhar sempre, a liberdade será tudo menos inconsequente. Na verdade, reivindica ou reclama algo quem o não tem. Ora, se o não tem, o mais que alcançará será a prótese, o postiço, o faz de conta. Ou, na maior parte dos casos, a simples maquilhagem.”

Deixo-vos vários links para o texto integral e, desta vez, sem comentários a não ser este: à medida que a palavra adquire cada vez mais a presteza inconsequente da do papagaio, deixa de fazer sentido palrarmos pela liberdade de expressão. O papagaio tem liberdade de expressão, mas não tem senão essa...

(Imagens daqui e daqui)

Sem comentários: