3 de setembro de 2011

O Accordo Orthographyco de MMVIII

acordo-ortograficoSó agora reparei que continuo a usar a reforma ortográfica de 1911 ou, quando muito, a primeira convenção ortográfico de 1931, em vez do famigerado Acordo Ortográfico de 2008. Prevarico, pois, há dois anos. Na verdade, não consegui ainda levar a sério o acordo luso-brasileiro de 1990, nem este último de 2008.

Os restantes países de língua portuguesa (nossas ex-colónias quer de África, quer da Oceânia, ou mesmo da Ásia) sucumbiram aos tratados e/ou convenções ortográficas dispostos entre 1945 e 1998. Só o Brasil e Portugal, por uma ou outra razão, preferiram permanecer com sistemas de escrita algo dissemelhantes e isso, na verdade, raramente levantou algum problema de comunicação entre mim, que sou praticamente um português de 500, e minha mulher que é uma nipo-brasileira de Kioto, S. Paulo.

Foi por esta razão, a ausência de ruído comunicacional, que descurei sistematicamente a obediência à última convenção ortográfica, a da abolição dos cês mudos preconsonânticos, E permaneci até hoje com os meus cês e os meus pês, quer os diga quer não, como insecto, árctico, baptismo e facto (no Brasil, fáquito), tão do gosto dos etimologistas oitocentistas (e do meu).

Mas não tenho nada contra o novo registo do linguajar lusitano. Não o uso simplesmente porque nem me tinha apercebido de que já estava em vigor, com usança praticamente generalizada.

Quando apanhar a primeira multa por uso indevido e antiquado da língua de Eça, de Pessoa e de Camilo, juro emendar-me de imediato. Enquanto isso não acontecer, NÃO.

  Post 775        (Imagem daqui)

6 comentários:

OLima disse...

Sabes uma coisa, João? Foi pena os gajos não terem eliminado os acentos. Seria menos trabalho no teclado e umareaproximação aos étimos latinos...

Anónimo disse...

Ora, não os eliminaram eles, mas eliminei-os eu. E os meus alunos tambem, seja qual for a lingua em que escrevam...(menos o Inglês, está claro. Ai poem acentos) :)
Grande abraço.
joao de miranda m.

Rogério Maciel disse...

Sabem o que vos digo ? Vocês são um NÔJO de "portuguêses" !Escusam de respondêr ao verdadeiro INSULTO (que deixa de o sêr porque é verdade!)que vos envio !
Não obtém mais nenhuma resposta minha .

Lopo Albuquerque disse...

Pois eu sou e serei sempre contra este (Des)acordo horto-gráfico que querem impôr ao povo Português e à sua cultura.Por essa razão,com ou sem multa,continuarei a escrever com a ortografia correcta.

Anónimo disse...

Rogério Maciel
Tudo bem, não responderei. Agradeço o seu comentário.

O autor

Anónimo disse...

Lopo Albuquerque
Obrigado por comentar.

O autor