22 de junho de 2010

mais avaliação

avaliar A avaliação inter-pares é uma orgia intelectual. É como se a fábrica de bolachas Triunfo avaliasse a fábrica de bolachas Gullón e vice-versa. Sustento que quem deve avaliar os Professores (digo, os empregados de balcão dos estabelecimentos que vendem o ensino) devem ser, claro, os clientes do sistema, isto é, os Alunos.

Dir-me-ão que os Alunos não têm competências para avaliar o trabalho dos Professores. Isso é uma verdade insofismável, mas os Professores também não têm. Além disso, os Alunos, pelo menos alguns, vão assistir às aulas dos Professores, ao passo que os Professores só assistem às suas próprias aulas e casos há em que nem isso acontece…

A avaliação de Professores feita por pares torna-se, assim, um acto deselegante e desconfortável, direi mesmo, maçador. Um sistema em que os Alunos avaliam os Professores traria certamente alguma vivacidade e um toque de caótica alegria ao processo avaliativo.

Há várias vantagens neste método: 1- Trata-se de um órgão colegial, mesmo se estivermos a falar do Ensino Básico ou Secundário e não do Superior (universidade pode designar-se por college em Inglês); 2- Os Alunos também serão avaliados pelo Professor, o que os levará a ser indulgentes e não liminarmente demolidores como, em circunstâncias diversas, tenderia a acontecer; 3- Os Alunos podem facilmente comprovar a sua avaliação com evidências objectivas, por exemplo filmes das aulas lançados no YouTube; 4. A avaliação fica extraordinariamente barata, argumento valoroso dado o estado de naufrágio da coisa pública em que nos debatemos. 5. Acaba-se de vez com o insucesso escolar, pois nenhum professor se atreveria a reprovar o seu avaliador. E muitas outras vantagens. Quanto às desvantagens, poucas mais serão (ou talvez nem tantas) do que as que decorrem do sistema de avaliação em vigor.

Em suma: os Alunos avaliam os Professores e a escola e fazem a sua própria autoavaliação. Os Professores avaliam os Alunos e também se autoavaliam. O Director avalia tudo e todos e é avaliado por todos e por tudo. E também faz a sua autoavaliação. E tudo fica galhofeiramente avaliado e tão bom como era dantes quando não havia avaliação.

Mas houve. E até demais…

(Imagem daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa perspectiva.
A subversão de um sistema subvertido torna-o perfeito.

PIJAS