21 de junho de 2009

O ME sabe da poda

subornoMais melhorias na carreira docente

A abertura de um novo concurso para professor titular, a criação de mais um escalão nesta categoria, a diminuição dos tempos de permanência nos escalões e a atribuição de prémios de desempenho são algumas das propostas do ME.”

In Portal de Educação

A abertura de mais um concurso para titular vai permitir que mais professores ascendam àquele estatuto, comprando-lhes assim as consciências e calando-os definitivamente em relação a todas as injustiças passadas, presentes e futuras do sistema educativo. Todos temos a percepção de que professores inicialmente aguerridos e contestatários da avaliação e do estatuto, se bandearam alegremente para o lado da ministra ao lhes ser atribuído o estatuto de titular. Quando os não-titulares forem uma classe residual, serão, obviamente, isolados e até dispensados sem um esgar de hesitação.

A criação de mais um escalão na categoria dos titulares vai cavar mais fundo ainda o fosso já existente entre uns e outros. De notar que o aprofundamento das diferenças dentro da mesma classe profissional não trará nenhuma melhoria visível ao sistema. Apenas produzirá uma divisão de trabalho desnecessária, inoportuna e inconsistente. A História prová-lo-á.

A diminuição do tempo de permanência em cada escalão só favorecerá os titulares, visto que os outros marcarão passo, por tempo  indefinido, no escalão em que estão, até subirem a titulares, coisa que nunca farão se, por mero acaso, lhes sobrar uma réstia de escrúpulos e de dignidade.

A atribuição de prémios aos professores é a cereja no topo do bolo. O escândalo dos quinhentos paus aos melhores alunos tinha que alastrar aos docentes. Era inevitável. É exactamente o mesmo que colocar no prof, simultaneamente, uma venda e uma mordaça, só que de um modo mais eufemístico e muito mais vantajoso para ele.

Para terminar, pedirei apenas o seguinte: olhem com objectividade e clareza para a escola e respondam:

- Quem trabalha mais, quem mais se esforça para melhorar o rendimento escolar?

A- Os titulares.

B- Os não-titulares.

(Se respondeu A, é porque ainda não abriu os olhos suficientemente, ou já candidamente os fechou...)

(Imagem daqui)

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