5 de março de 2009

Da música, numa escola surda

musicaCaro Eleutério,

(Ehehehehehe)  Elogio grande esse teu (e totalmente descabido) de dizeres que percebo de música. Não, não percebo de música. Reconheço que a música é um elemento fundamental de qualquer processo de educação pelo que oferece em termos de refinação do gosto, da sensibilidade e da inteligência, reconheço que os portugueses são de uma ignorância abusiva nesse item, mas não percebo de música. Pelo menos, ainda não. Quero, desde já, louvar esse teu projecto de passar música nas aulas, que acho escandalosamente fundamental. Como é possível que não façamos todos isso?! Como foi que nos passou essa ao lado?!

Mas também te digo, meu caro, que isso da música não é uma coisa democrática. Temos que acabar com esse cordialismo absurdo de que a música é toda boa e de que gostos não se discutem. Nada disso. Nada de pedir aos alunos a sua opinião sobre música e muito menos que tragam música ao seu gosto, a menos que eles já o tenham, coisa que, até agora, nunca aconteceu. E como não o têm (tal como 99% dos portugueses de todas as idades), é bom que lhes criemos esse gosto. Disso não tenho a mínima dúvida, a bem dos seus QI’s e da sua formação integral.

Podes contar com a minha discoteca clássica em CD, que é bastante completa. Podes contar com alguns LP’s meus e com as minhas buscas regulares sobre música através do peer to peer. Por vezes serve.

Parabéns pela ideia. É um projecto ambicioso e sério. Finalmente UM.

(Imagem daqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

Que a ignorância em matéria musical seja apanágio da maioria dos alunos perdoa-se. Afinal eles estão aqui (na família, na escola, na rua) para aprenderem. Que o mesmo aconteça com muitos professores é que já não é perdoável!
Eça é que é essa!

joao de miranda m. disse...

Só posso estar de acordo.