9 de maio de 2008

Quando Sua Exª vier ao palanque

reforma Quando Sua Exª vier ao palanque dizer que fez a reforma do ensino, 150.000 professores dirão em uníssono: “Faz Vª Exª muito bem em nos avisar. Vamos votar contra si.”

Sim. Se ainda restar um pouco de honra e decoro nesta espécie de asnos em que se tornaram tantos Portugueses de hoje, cento e cinquenta mil homens irão às urnas dizer-lhe que basta. Se, pelo contrário, isto não se verificar, mande Vª Exª preparar as ratoeiras porque são ratos, e não homens, os bichos que Vª Exª mantém no sistema educativo.

Parece-me, no entanto, óbvio que ninguém mais revogará a sua reforma, Senhor Primeiro-Ministro. Sabemos o que ela é, e sabemos que é com essa anomalia que vamos ter que viver, nos próximos governos, sejam eles seus, de correligionários seus, ou de quaisquer outras forças partidárias.

Temos que ser realistas: nem Vª Exª nem ninguém vai querer mais ouvir falar da sua reforma do sistema educativo.

Os que vierem depois de Vª Exª passarão o menos possível junto dela, olhá-la-ão de soslaio, mas não a revogarão. Não falarão dela, não a brandirão como uma bandeira de glória, mas deixá-la-ão sobreviver na sua acanhada infâmia.

Ninguém tentará fazer melhor que o Senhor, mas também ninguém jamais se atreverá a fazer pior, por absolutamente desnecessário.

E a sua reforma resistirá ao tempo, como um aleijão institucional imprestável, obscuro, desonesto, injusto, mas perene como a junça…

 

(Imagem tirada daqui)

Sem comentários: