4 de outubro de 2010

Irreverente chatice…

Há momentos em que amuo!

Um dos grandes constrangimentos a que uma leitura (mais ou menos atenta) da blogosfera por norma nos conduz é o que se prende com a avaliação do que se lê. Se há textos que não passam de pura palermice, a qual é observável, sem lupa, logo na primeira linha, outros há que nos suscitam dúvidas que os situam algures numa escala arbitrária entre o génio e a estultícia. Muitos textos têm que ser remetidos para uma avaliação posterior, sendo, na maior parte dos casos, necessário recorrer ao histórico dos blogues para podermos aquilatar da presença ou não daquilo a que vulgarmente se chama  qualidade na mão e na cabeça de quem escreve. Não há na blogosfera uma grelha para avaliação da competência de escrita, nem um critério de autoridade que sirva de referência nesta matéria. Do lado da mediocridade, dá pena assistir à proliferação do inqualificável, 
blogosfera
do desprezível, do grosseiro, do inepto, sem que ninguém possa fechar a torneira dos disparates. Do lado da qualidade, dá dó apercebermo-nos de que tantos blogers inteligentes e cultos, de escrita fluente e bela, se quedam num desconsolado anonimato, exalando o perfume dos seus textos na solidão do despovoamento…

(A democraticidade da escrita na blogosfera é uma irreverente chatice…)

(Imagem daqui)

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizes o que muitos de nós pensamos, sobretudo os que algum dia acharam que a blogosfera poderia ser um extraordinário meio de divulgação cultural. Parabéns pela posição tomada nesta matéria.
Sandro Borges.

Anónimo disse...

Fazes-me lembrar o comentário de um vereador da cultura que, contabilizando os gastos que um espectáculo de Bernardo Sassetti acarretava, comentou:
- Porque é que este espectáculo é tão caro? Ninguém o conhece. Os alunos da escola de música não fazem o mesmo? Se desafinarem, ninguém nota!

Anónimo disse...

João, sabes que sempre foi assim. Espanta-me é que tu te espantes. Não vivemos no tempo do fácil, do imediato, do descartável, da promoção da mediocridade?
Abraço
OF

Anónimo disse...

sabia, sim, mas tenho a mania de teimar em me esquecer...
Abraço.
joao de miranda m.