19 de março de 2010

o poder autárquico que temos… (1)

poder local Almocei hoje com um daqueles economistas que andam de autarquia em autarquia a ensinar estratégias de gestão dos dinheiros públicos. Contou-me que o trabalho não falta. As autarquias estão mesmo a nadar em dívidas, a maior parte vive da pura expectativa do dinheiro que, se tudo correr bem, há-de chegar um dia e não de dinheiro real ou existente. E o homem anda por aí, como um bom samaritano, cobrando balúrdios à hora, (que estes tipos são samaritanos mas não são de Calcutá), ensinando as autarquias a governarem a casa, pois que, pelos vistos, os eleitos do povo esqueceram completamente como acertar uma conta de somar.

Deixo uma sugestão aos autarcas que esbanjam o dinheiro do povo em comezainas e querem botar figura, erguendo fontanários e esmifrando o contribuinte para arranjar uma estradeca ou enterrar uns canos de esgoto: leiam com atenção o livro único da segunda classe, edição de 1958, na secção de aritmética. É bom que aprendam a fazer subtracções com números positivos. Não devem subtrair 10 a 5. Se o fizerem, terão depois que pagar indecorosos montantes a um tipo que fez a segunda classe bem feita, como é o senhor economista com quem almocei hoje…

(Imagem daqui)

4 comentários:

Anónimo disse...

É sempre com prazer e curiosidade que vou ver os teus textos, e já é verdade que quando não vou ao Tralapraki falta máteria para meditar.
Sinceramente o meu obrigado e boa continuação.

joao de miranda m. disse...

Tenho sempre muito prazer quando descubro que algum leitor gostou das coisas que escrevo. Esse é o meu desejo.. Por isso, quem agradece sou eu... Um grande abraço.

Anónimo disse...

Amigo, gostei de saber que continuam a esbanjar dinheiro por nós. Também gostei muito do teu post.

PIJAS

Anónimo disse...

Obrigado, companheiro. Abraço.
joao de miranda m.