tag:blogger.com,1999:blog-517870739914803509.post8606892784259759609..comments2023-10-31T11:48:47.835+00:00Comments on TRALAPRAKI: Alguns textos inquietam-me, confesso!joao de miranda m.http://www.blogger.com/profile/07149770814820329498noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-517870739914803509.post-31061669313207805222008-04-19T10:58:00.000+01:002008-04-19T10:58:00.000+01:00Caro Dr. Luis Grave Rodrigues,O senhor é um concei...Caro Dr. Luis Grave Rodrigues,<BR/>O senhor é um conceituado advogado da nossa praça, possui uma retórica brilhante, sabe o que é, sabe o que representa, enfim, tem consciência de si. Os professores não têm identidade. Não existe uma consciência colectiva entre os professores. Dificilmente encontramos um deles igual ao outro. Não existe unidade entre eles, nem ao nível das suas substâncias, nem ao nível dos seus anseios, nem ao nível dos seus sistemas valorativos, nem das suas formações iniciais ou contínuas, nem das suas práticas pedagógicas, nem das suas áreas disciplinares. Poderíamos, quando muito, afirmar que existe alguma unidade entre dois professores da mesma idade, possuidores de uma mesma licenciatura em Filologia Germânica, pela mesma universidade, situados no mesmíssimo escalão, leccionando os mesmos curricula aos mesmos níveis de ensino e em turmas semelhantes. Para lá desta presumível equiparação, os professores são todos irremediavelmente diferentes. <BR/>Como pode então o Luís querer que os professores produzam UM (e só um) sistema de avaliação para opor ao que ora se nos oferece? Impossível. Os professores podem apresentar centenas de sistemas de avaliação que só encontrarão apoio numa porção reduzidíssima de todo o corpo docente nacional. A menos que um qualquer sindicato, de entre os inúmeros existentes na carreira docente (facto que só atesta a sua insolúvel dispersão e desunião),se sente junto do Ministério e apresente uma proposta alternativa, de natureza e autoria absolutamente individuais. Mas isso foi o que acabou de acontecer e já mais de metade dos professores veio contestar. Um professor de Educação Física ou de Moral, ou de TIC não proporá, certamente, o mesmo sistema avaliativo que um professor de Matemática, Física ou Línguas Estrangeiras. Há pouquíssimo em comum nestas práticas pedagógicas. <BR/>É possível, no entanto, detectar, entre os professores, um anseio comum, que, no entanto, de pouco servirá: os professores querem ser avaliados do mesmo modo que todos os restantes grupos profissionais. Se o método de avaliação da Ministra da Educação é assim tão bom, o Luís aceitaria aplicá-lo aos médicos, aos advogados, aos juízes, aos engenheiros, aos padres, aos jornalistas, aos escritores...? Experimente. Facilmente se depararia com a sociedade paranóica que tal avaliação produziria.<BR/>Só para terminar: nenhuma profissão foi alguma vez tão avaliada como a de professor. Há já vários anos que todo o professor está, sistematicamente sob suspeita: suspeita dos alunos, suspeita dos pais, suspeita dos colegas, suspeita dos seus naturais enquadradores (os Coordenadores de Departamento, os Conselhos Pedagógicos, os Directores de Turma, os Conselhos Executivos e o Pessoal Auxiliar). Ah, pois, não sabia?<BR/>Com toda a consideração.<BR/>joaojoao de miranda m.https://www.blogger.com/profile/07149770814820329498noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-517870739914803509.post-6380665092749702782008-04-19T01:39:00.000+01:002008-04-19T01:39:00.000+01:00Caro João de Miranda:Obrigado, antes de mais, pelo...Caro João de Miranda:<BR/><BR/>Obrigado, antes de mais, pelos seus elogios ao meu texto.<BR/><BR/>Só um comentário:<BR/>Diz-me que o meu texto «pode tornar-se uma arma traiçoeiramente letal para o movimento de contestação ao processo de avaliação em curso». <BR/><BR/>Estamos assim agora bem claros: os professores estão contra <B>«o processo de avaliação em curso»</B>. <BR/><BR/>Mas isso já todos sabíamos, embora os professores persistam em insultar a inteligência dos portugueses dizendo que não são nada contra «o processo de avaliação em curso».<BR/><BR/>Pois bem:<BR/>Isto esclarecido, resta uma pergunta lógica:<BR/>- Os professores são só contra <B>ESTE</B> «processo de avaliação em curso», ou são contra <B>TODOS</B> os «os processos de avaliação»?<BR/><BR/>Esta é pois a pergunta que se impõe.<BR/><BR/>Avancemos então:<BR/>Se os professores só são contra <B>ESTE</B> «processo de avaliação em curso» e não são contra <B>TODOS</B> «os processos de avaliação», então é porque têm <B>OUTRO</B> «processo de avaliação» alternativo para contrapor ao do Ministério da Educação.<BR/><BR/>Mas então, onde está esse tal <B>OUTRO</B> «processo de avaliação» alternativo?<BR/><BR/>Pois é: <B>não existe!</B><BR/><BR/>E sabe porquê?<BR/>Porque, de facto, os professores são contra <B>TODOS</B> «os processos de avaliação».<BR/><BR/>Faço então outra pergunta:<BR/><B>- PORQUÊ?</B><BR/><BR/>De que têm medo os professores que não querem ser avaliados?...<BR/><BR/>Nunca em nenhuma profissão vi um profissional competente ter medo de ser avaliado.<BR/><BR/><B>De que têm medo os professores???</B><BR/><BR/>Cumprimentos,<BR/><BR/>Luís Grave Rodrigues<BR/>________________________________________________Anonymousnoreply@blogger.com