7 de dezembro de 2012

Todos os pulhas para a rua! Já.

Também na escola pública a pressão aumenta. A escola pública poderá, a breve trecho, ser uma lembrança fugidia. Todos sabemos hoje como se consegue produzir um aluno mais barato. Entrega-se o ensino a um capitalista que escraviza os assalariados com ordenados de miséria e trabalho praticamente impraticável. Quando o professor rebenta pelas costuras, é mandado embora. Este será, certamente, o futuro da escola pública.

Porém, mesmo não o sendo exactamente assim, mesmo permanecendo ainda sob tutela ministerial, em breve ela recorrerá às mesmas estratégias, ao mesmo humilhante esclavagismo. Os primeiros passos nesta aviltante caminhada já foram há muito encetados. A escola pública desarticulou-se, as escolas viraram empresas, sacrificando todos os seus trabalhadores ao ranking nacional. As “melhores” têm bónus e os “melhores” professores têm prémios e reconhecimento oficial e aperto de mão da comandita imprestável que nos governou, que nos governa e nos governará para sempre. A escola pública afunda na sua estupidez sumária, nas suas emplumadas serpentes, nos seus galaricos de ouro, nos seus penachos de araras e de pavões… E depois, verificado o quanto ela se tornou improfícua devido à canalha que nela se tem vindo a abotoar, os governos entregam-na à iniciativa privada que compra carros topo de gama e condena os subalternizados professores à miséria e à doença mental.

Vivemos num país onde são tão brandos os costumes como é fácil a devassidão, a imoralidade, a prepotência e a corrupção generalizada. Canalha sem rosto, oportunistas sem pejo, usurpadores sem tréguas, vão para o diabo que vos carregue de dinheiro e de merda!

Todos os pulhas para a rua! Já.

     Post  869  

9 comentários:

OLima disse...

Bravo, João. Tomei a liberdade de partilhar e divulgar. Subscrevo na íntegra.Abraço. Octávio.

Kruzes Kanhoto disse...

Mas se o pulhas forem todos para a rua quem é que nos governa?!

Anónimo disse...

Kruzes
Claro, outros pulhas, ora essa...
joao de miranda m.

Anónimo disse...

O importante é mudar de pulhas...

Anónimo disse...

Brilhante texto, João! Muito bem descrita a triste realidade da escola pública responsável pela situação desesperante da classe docente e que está a tornar Portugal num país sem formação e sem cultura. Vou partilhar! Marla

Anónimo disse...

Obrigado, por divulgares, Marla. Abraço.Abraço.
Obrigado também, OLima. Abraço.
joao de miranda m.

odete ferreira disse...

Fantástico, João! Uma enorme maioria dos teus colegas de ontem ( eu sou uma dessas docentes) e de hoje subscrevem este manifesto.
Abraço!
OF

Lúcia Ávila disse...

Porque será que os nossos Media não publicitaram esta vergonha? Estão todos muito caladinhos.
Quando o Ronaldo andava triste, eles não se calavam. Será que têm medo dos seus patrões?

Anónimo disse...

Andamos a ser governados por quadrilhas.